segunda-feira, 5 de dezembro de 2011


OS 30 PECADOS DO MÚSICO CATÓLICO

1- Fazer do altar um palco
2- Impor sempre seu gosto pessoal
3- Cantar por cantar
4- "Só toco se for do meu jeito"
5- Ir sempre contra a idéia da equipe de celebração e do padre
6- Escolher sempre as mesmas músicas
7- Nunca sorrir
8- Usar instrumentos desafinados
9- Tocar músicas de novela em casamento
10- Afinar os instrumentos durante a missa
11- Colocar letra religiosa em música da "parada"
12- Nunca estudar liturgia
13- Não prestar atenção na letra do canto
14- Não ler o Evangelho do dia antes de escolher as músicas
15- Cantar forte demais no microfone, ou seja, o seu é sempre o mais alto
16- Volume dos instrumentos (muito) acima do volume dos microfones
17- Coral que canta tudo sozinho
18- Cantar só para exibir-se (estrelismo)
19- Distrair a assembléia com conversas paralelas durante a missa
20- Não avisar ao padre as horas que serão cantadas
21- Nunca ensaiar novas canções nem estudar o instrumento que ministra (voz, violão, teclado...)
22- Ensaiar tudo antes da missa
23- Cantar músicas desconhecidas
24- Usar roupa bem extravagante, que chame a atenção
25- Fazer de conta que está em um show de rock
26- Perder contato com a assembléia
27- Músicas fora da realidade e do tempo litúrgico
28- Fazer o máximo de barulho
29- Não ter vida interior, oração com o Ministério inteiro ou falsa humildade
30- Repetir no fim de cada celebração: "vocês são ótimos, eu sou apenas o máximo!"
Com isso podemos começar a servir a Deus. Um bom líder sabe que varias cabeças pensam melhor que uma!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011


"QUANDO EU OFEREÇO AO SENHOR MINHA VIDA EM ADORAÇÃO A GLÓRIA DE DEUS SE MANIFESTA.."

Esta frase é o resumo daquilo que Deus fez realizar em Alvorada, distrito de Carangola, no dia 13 de novembro (domingo - dia do Senhor). O Ministério Éffata em missão naquela comunidade teve a maravilhosa oportunidade de unir-se aos jovens daquele lugar com o objetivo de despertar no coração dos mesmos, a necessidade de reestruturação do Grupo de Jovens de Alvorada.
Vimos naquele lugar, se cumprir a palavra de Deus na sua plenitude: "Onde dois ou mais estiverem reunidos em Meu Nome, ali estarei." Verdadeiramente a glória de Deus se manifestou! Oramos, louvamos ao Senhor com cânticos, celebramos com nosso pároco, Padre Toninho, a Santa Missa, sorrimos, choramos com aqueles jovens, ouvimos o que os corações deles tinham a nos dizer. Pudemos experimentar na simplicidade daquele momento, um pouco daquilo que o Apóstolo Paulo proclamou em alta voz às nações : "Já não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim."
Apoiados no tema "Faz-te ao largo, lançai as redes e avançai por águas mais profundas. (Luc 5,4)", pudemos experimentar através das pregações e dos momentos de oração o chamado perpétuo de Cristo para que continuemos a serviço, multiplicando os nossos talentos. Testemunhamos ao final daquele encontro, olhos mais brilhantes, corações esperançosos de jovens chamados por Cristo a testemunhar aqui na terra e em suas comunidades, as grandes obras que Deus fez e fará pela humanidade. Somos gratos a Deus pelo muito que Ele (Cristo) fez em nós nesta missão.
Aos jovens de Alvorada Paz e Força; Lançai as redes e testemunhai a glória de Deus acontecer.
Somos um em Cristo!!!

Márcio Medeiros - Ministério Éffata

> CONVITE AOS JOVENS DE ALVORADA, DIA 19/11/11, SÁBADO, NA IGREJA DE ALVORADA, REUNIÃO ESPECIAL DE REINAUGURAÇÃO DO GRUPO DE JOVENS.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

quarta-feira, 19 de outubro de 2011


SER DISCÍPULOS DE CRISTO COM MARIA

Para percorrermos no caminho rumo ao céu é preciso sensibilidade e sabedoria. E como criaturas feitas a imagem do Criador, temos total capacidade para isto, pois ninguém é incapacitado de chegar a este destino! Do mais astuto e inteligente, ao mais humilde e desfavorecido, existe dentro de cada ser, o RUAH, o sopro de Deus, que capacita e nos faz transparecer o Deus que habita dentro de nós.

Maria como ser humano, escolhida por sua sensibilidade e sabedoria, foi desde o início, escolhida para reatar a aliança entre Deus e a humanidade. Foi por meio de seu sim que plenamente se restabeleceu o vinculo de amor perdido por Eva, vínculo que pelo pecado foi quebrado e pela graça restituído. Ave-Maria, cheia de graça diante dos olhos de Deus, o verdadeiro amor foi concebido para ser imolado.

Perceberemos que a união entre a inteligência e os sentimentos podem nos ajudar a mergulhar nos mistérios mais profundos. Com a luz do Espírito Santo podemos ser luz para os outros.

Será que Maria era beneficiada pelos doutores de seu tempo? Claro que não! Na humildade, mas com muita sabedoria, utilizou de sua inteligência para entender os desígnios de Deus em sua vida! Por isso, é que cada um de nós devemos ir em busca deste céu, e de uma forma particular dizer sim para Deus, mas não um sim qualquer. Veja que Maria perguntou ao anjo: “como acontecerá tudo isso?”, Maria não dá o seu sim, sem antes se certificar de que se tratava de uma obra de Deus. Isso nos mostra que a fé do amor deve ser alicerçada pela fé do conhecimento, é preciso conhecer antes de dizer o sim. Com esta pergunta, o sim de Maria tornou-se o mais importante sim da humanidade. O nosso sim para Deus, terá o valor que nós o fizermos valer. E a partir do nosso sim, sejamos discípulos abraçando a santidade, constituindo esta santidade como supremo objetivo e sentido da vida, para sermos, de fato, o sal da terra e a luz do mundo. Edificando obras, iluminando pela palavra, arrastando pelo exemplo e assim atingindo o que Deus quer de cada um de nós nesta vida!

Sempre Fiel ao Nosso Senhor.

Fabiano Morais


terça-feira, 20 de setembro de 2011

PIERCINGS TROCADOS POR ROSÁRIOS

A integridade corporal e a saúde não devem ser sacrificadas a modismos.
Um grupo de jovens católicos iniciou, em Roma, um trabalho de evangelização que consiste em oferecer aos jovens rosários em troca de piercings. É a Associação Papaboys, que fica num bairro próximo ao Vaticano; eles já acumulam mais de mil piercings de formatos, cores e tamanhos diferentes.
“Vamos derreter tudo e criar um coração em homenagem a Maria, mãe de Jesus”, disse à BBC Brasil Daniele Venturi, presidente da associação. “Queremos que esses jovens encontrem o caminho da verdade”.
Esses jovens católicos vão pelas ruas da capital da Itália oferecendo aos jovens o rosário em troca do piercing, dizendo: “Me dá teu piercing em troca de um rosário. Vamos rezar juntos”? E “Para que colocar mais um peso na cabeça? Larga este ferro. Te liberta”.
A presidente da referida associação afirma que os Papaboys não iniciaram uma guerra contra os piercings, mas que apenas encontraram uma maneira divertida de se aproximarem dos jovens e trazê-los para Deus.
A associação foi criada depois do Jubileu da Juventude, evento realizado em Roma, em 2000, que reuniu mais de dois milhões de jovens. O nome escolhido é o mesmo que eram chamados os jovens que seguiam o Papa João Paulo II nas Jornadas Mundiais da Juventude, realizadas desde 1985, evento conhecido como “Woodstock católico” – em uma alusão ao célebre festival americano da década de 60. A associação conta com 10 mil jovens filiados em todas as regiões italianas.
“João Paulo II é o nosso principal inspirador. A coisa mais linda que ele ensinou aos jovens de todo o mundo é saber reconhecer a figura de Cristo no rosto de todas as pessoas”, ressalta Venturi.
“É uma brincadeira”, afirma ela. “Achamos que os jovens vivem pressionados por seguir a moda neste mundo em que tudo gira velozmente. Propomos um ferro diferente do piercing: um rosário, que é muito mais profundo, pode libertá-los e aumentar a potência dos seus corações”.
Na avaliação dos Papaboys, o piercing é trocado em nome de uma nova amizade. Afinal, todos aqueles que abandonam o adorno são convidados para participar da associação. “Jesus e os apóstolos formavam um grupo de amigos”, diz Venturi. “Os Papaboys também”. Eles chegam pedindo o piercing e acabam convidando as meninas para participar de um grupo de oração. Os rapazes podem também integrar o time de futebol da associação.
O estudante Michele Biaggio, de 22 anos, dá o seu testemunho quando foi abordado. “Achei que era uma brincadeira e tirei o piercing que tinha no lábio dando muitas gargalhadas. Só descobri que era era sério quando eles me mostraram o rosário”, relata. “Gosto da iniciativa. Gosto de saber que tem alguém preocupado com os jovens católicos” (Fonte: www.bbcbrasil.com)
Os médicos dermatologistas chamam a atenção para o perigo do piercing transmitir doenças graves como as hepatites e até mesmo a AIDS. Isso acontece porque frequentemente os que realizam a introdução do piercing, fazem a tatuagem ou a automutilação do corpo não tomam as necessárias cautelas higiênicas.
Verifica-se que em cada cinco um adolescente é contagiado assim, ao passo que as adolescentes são duas vezes mais afetadas. Os piercings costumam ser fixados em partes do corpo muito impróprias: na língua, umbigo, lábios, e até nos órgãos genitais, o que mostra um comportamento exótico e excêntrico. Às vezes são usados vários anéis fixados através do pavilhão da orelha, e que podem acarretar necrose da cartilagem. O jovem cristão não precisa disso.
“Do ponto de vista ético, a prática dos piercings e afins só pode ser rejeitada, pois contribui para afetar negativamente o corpo e a saúde dos usuários. A lei de Deus manda preservar a vida. A integridade corporal e a saúde não devem ser sacrificadas a modismos. Aos pais compete incutir aos filhos uma escala de valores que esteja acima de modismos e ondas do momento, que prejudicam o autêntico desenvolvimento físico e moral dos adolescentes” (D. Estevão Bettencourt).
Por: Prof. Felipe Aquino
Fonte: Blog do Prof.Felipe Aquino - Canção Nova

sexta-feira, 2 de setembro de 2011



99% DAS MÚSICAS NAS PARADAS DE SUCESSO SÃO "PORNOGRAFIA SUTIL".

Embora os líderes religiosos tenham estado avisando acerca dos efeitos morais no cenário da moderna música popular há décadas, agora até mesmo alguns líderes da indústria musical estão expressando suas preocupações. Hoje o produtor musical Mike Stock disse para os meios de comunicação britânicos que ele crê que a cultura popular está “sexualizando” as crianças.
“A indústria musical foi longe demais. Não é sobre eu ser antiquado. É sobre manter valores que são importantes no mundo moderno. Nesta época, você não consegue assistir às estrelas modernas — como Britney Spears ou Lady Gaga — com uma criança de dois anos”.
“Noventa e nove por cento das listas de músicas de sucesso é música popular e 99 por cento disso é pornografia sutil”, acrescentou ele. Stock é membro do trio dos “legendários” produtores musicais que constituem Stock Aitken Waterman, cujas propriedades de talentos têm incluído Cliff Richard, Debbie Harry, Donna Summer, La Toya Jackson e Kylie Minogue. O trio foi uma das mais bem sucedidas parcerias de composição e produção de músicas na história do negócio das músicas, com mais de 40 das 100 paradas de sucesso da Inglaterra, e ganhando uma fortuna estimada em 60 milhões de libras. Stock disse para o jornal Daily Mail, “As crianças estão sendo forçadas a virar adultas numa fase em que são novas demais. Olhe para os vídeos. Eu não ia querer, por necessidade, que meus filhos pequenos assistissem a esses vídeos. Com certeza eu ficaria envergonhado de ficar sentado ali com minha mãe”.
Na Inglaterra “Hit Parade”, a primeira lista de vendas de discos ingleses no começo da era da música popular, foi publicada em novembro de 1952, e era medida pelas vendas de partituras musicais. A primeira música número 1 na Hit Parade da Inglaterra foi “Here in My Heart” (Aqui está o meu coração) de Al Martino, o “cantor romântico popular” e ator ítalo-americano que é também conhecido por sua atuação como personagem Johnny Fontane no filme “The Godfather” (O Poderoso Chefão) de 1972. Nesta semana, a Rádio BBC 1 declarou em reportagem que a posição número 1 na Inglaterra estava sendo mantida pelo cantor de rap Tramar Dillard, mais bem conhecido por seu nome artístico “Flo Rida”, por sua composição musical de rap “Club Can’t Handle Me” (O clube não consegue me suportar). A música, feita em grande parte em duas notas da escala musical, inclui um vídeo em que uma multidão frenética de frequentadores de clube noturno sai do clube tempestivamente e vai para as ruas, destruindo um loja de esquina e terminam fazendo giros numa lavandeira automática.
A amplamente criticada música de Lady Gaga “Alejandro” caiu para número 22 na lista das músicas mais populares. O vídeo apresenta Lady Gaga, exibida em peças íntimas bem curtas e traje debochador de freira, simulando sexo sadomasoquista e engolindo um rosário. Mostra também uma equipe de dançarinos seminus simulando atos homossexuais, temas que são tão comuns que estão começando a ser considerados ultrapassados na cultura popular britânica.
“Antes de as crianças chegarem a colocar o pé na escola, elas já têm todas essas imagens — os vídeos populares e jogos de computador como Grand Theft Auto — as confrontando, e os pais não conseguem impor controle”, continuou Stock. Ele respondeu às preocupações dos pais produzindo o que ele chamou de “programa dirigido à família”. O “Go! Go! Go! Show” é um programa de música popular e danças realizadas por cantores quase adolescentes que está recebendo críticas positivas em Londres. Brian Clowes, diretor de pesquisas da organização pró-vida e pró-família Human Life International, expressou surpresa que haja ainda alguém que “não creia que a indústria musical corrompa os valores morais, sexualize as meninas e desrespeite as mulheres”. Tais pessoas, ele disse para LSN, “deveriam simplesmente visitar o YouTube e selecionar qualquer meia dezena de vídeos musicais para assistir”. “Há só um punhado de artistas que chega a tentar promover bons valores morais, já que isso é considerado ‘maçante’ e, ainda mais importante, inútil. Muitos cantores fazem de seu alvo meninas pré-adolescentes com suas mensagens, e então essas meninas seguem o conselho e letras que ouvem e terminam arruinando suas vidas” comentou Clowes.
“É verdade que não somos forçados a assistir a esse lixo; mas somos também responsáveis por assegurar que nossas crianças cresçam santas, saudáveis e felizes. Se elas seguirem os vídeos e programas musicais, elas não conseguirão ser santas, saudáveis e felizes”.


Fonte: O Verbo


sexta-feira, 5 de agosto de 2011


GRATIDÃO

Dia 28/07/2011, já está gravado em nossos corações, um dia muito especial, não por causa do Show na Exposição de Carangola, com toda aquela estrutura de som e iluminação, mas sim pela presença marcante de Deus ao nosso lado, pelejando junto conosco, quantas batalhas travadas. Mas no final pudemos ter a certeza : " Sempre que Vos invocar, meus inimigos recuarão: bem sei que Deus está por mim" (Sal 55,10).
Gostaríamos de externar o espírito de gratidão que nos invadiu, e agradecer, primeiramente a Deus, Senhor de todas as coisas. Agradecer a todos que fizeram presentes, participando junto conosco, mostrando a força e a unidade de Nossa Amada Igreja. Aos nossos Sacerdotes, A Pastoral Familiar, PJ/EJC, EAC, Coordenadores de Capelas, Terço dos Homens, Grupo de Oração Bom Pastor, As nossas famílias e um agradecimento todo especial a Izabelle, pela palavra proferida com tanta autoridade : "
O que adorais sem o conhecer, eu vo-lo anuncio! " Atos 17,23. DEUS ABENÇOE A TODOS.


" Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo.
E SEDE AGRADECIDOS." (Col 3,15)


sábado, 16 de julho de 2011


CONVOCAÇÃO :

NO DIA 28/07/2011 ÀS 20:00HS ESTAREMOS FAZENDO UM SHOW NA EXPOSIÇÃO DE CARANGOLA. CONVIDAMOS A TODOS OS SEGUIDORES DO BLOG A COMPARECEREM NESTE EVENTO E CONVIDAR OS FAMILIARES E AMIGOS PARA FAZEREM PARTE DESTA CAMPANHA. VAMOS MOSTRAR A FORÇA DA NOSSA IGREJA, QUE É CATÓLICA (UNIVERSAL), APOSTÓLICA (FUNDAMENTADA NA DOUTRINA DO APÓSTOLOS), ROMANA. E JUNTOS LOUVAREMOS POR TODAS TEMPESTADES ENFRENTADAS E VENCIDAS POR NOSSA SANTA IGREJA, QUE TEM COMO COLUNAS A EUCARISTIA E NOSSA SENHORA, E O LEME SEGURO PELO SUCESSOR DE PEDRO (SONHO DE DOM BOSCO) .

PARTICIPE DESTA CAMPANHA:

" ESTAREI NO SHOW DO MINISTÉRIO ÉFFATA E LEVAREI MAIS UM. "

UM FORTE ABRAÇO !

sexta-feira, 8 de julho de 2011


SE OUTRAS IGREJAS TAMBÉM SE DIZEM VERDADEIRAS, COMO PODEMOS SABER QUE A IGREJA CATÓLICA É A IGREJA FUNDADA POR CRISTO ?

A Igreja de Cristo deve ter quatro notas.

I. Unidade
a) Cristo instituiu uma só Igreja: “Eu edificarei a minha Igreja” (Mt 16.19); e ela deve conservar-se uma só : “um só rebanho e um só pastor” (Jô 10.16)
E S. Paulo explica que “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Ef. 4.5)
b) A Igreja é una, porque tem um só governo, uma só fé e um só culto.

II. Santidade.
a) Cristo veio ao mundo para santificar os homens. Ele quer que nós nos santifiquemos (Jo 17.19). E para isto isto pregou uma doutrina de santidade e instituiu os meios de santificação ( os sacramentos).
b) Por isso a sua Igreja deve ter santidade, isto é, deve:
Pregar uma doutrina de santidade
Utilizar os seus meios de santificação;
Produzir Santos.

III. Catolicidade.
a) Cristo veio salvar todos os homens: “pregai o Evangelho a todas as criaturas” ( Mc 16.15). em todos os tempos” até a consumação dos séculos” (Mt 28.20)
b) Então a sua Igreja deve ser para todos os homens e para todos os tempos, sem nada mudar dos seus princípios.

IV. Apostolicidade
a) Cristo entregou sua Igreja aos apóstolos confiando-lhes a pregação do Evangelho e o governo espiritual dos homens.
b) Portanto, a Igreja de Cristo tem de ser a mesma que começou com os Apóstolos, conservando a mesma doutrina pregada pelos Apóstolos e com chefes que se prendem aos Apóstolos por uma serie ininterrupta.

Só ela tem as notas da Igreja de Cristo. Só ela é una, santa, católica e apostólica.
Vejamos:

I. Só ela é una. Tem:
- um só chefe universal – o Papa;
– uma só fé: é uma beleza ver a Igreja de S. Pedro em Roma, católicos de todo o mundo rezarem o Credo: todos crêem as mesmas verdades.
- um só culto: Em Roma, na Austrália, ou no congo, acompanho a S. Missa pelo meu missal, como na minha paróquia: e recebo do mesmo modo, os mesmo sacramentos

Observe que, quando se fala da Igreja Católica, apenas se diz: a Igreja : e quando se diz do protestantismo, se diz: as igrejas.

II. Só ela é santa:
- prega doutrina de santidade do Evangelho.
Sempre ensinou que boas obras são necessárias à salvação. Nunca alterou a doutrina de Cristo, embora chamem de atrasada – como no caso do divórcio e das falsas liberdades;
- utiliza de meios de santificação. Tornando-os até obrigatórios (como Missa aos domingos e dias de santos, Comunhão da Pascoa, confissão anual, jejum, abstinência) e aconselhando sua maior freqüência;
- produz Santos.
A Igreja Católica tem uma legião imensa de santos de todas as condições e idades, em todos os tempos e ainda hoje.
Convida seus filhos à santidade nas associações, congregações e ordens religiosas, algumas de grande rigor.
Produz verdadeiros heróis , que cuidam do próximo com uma dedicação desconhecida das outras religiões.
Vivendo em estado de graça, cumprindo os mandamentos de Deus e da Igreja, freqüentando os Sacramentos, praticando as virtudes alcançaremos tambema perfeição.

III. Só ela é Católica:
-está estendida por todo o mundo;
- é a mesma em toda parte;
- procura alcançar todos os homens, mandando missionários aos países mais longínguos e convidando-nos a trabalhar pela conversão dos homens.

IV. Só ela é apostólica.
- conserva a mesma doutrina dos apóstolos;
- seu chefe é o sucessor de S. Pedro
De Pio XII (hoje Bento XVI) a S Pedro é ininterrupta a sério dos papas que governaram a igreja de Cristo .

Fonte: Olhar católico

quinta-feira, 16 de junho de 2011




BOAS VINDAS AO NOSSO NOVO PASTOR

No dia 20/05/2011 assumiu a Diocese de Caratinga/MG, Dom Emanuel Messias de Oliveira, nosso novo pastor, e durante sua homilia na Missa de posse fez a seguinte oração, feita por ele mesmo quando estava diante do sacrário :
"Jesus, estou diante de vós. Acredito profundamente nesta verdade, que estais aí, no sacramento da Eucaristia. Sei, ó Bom Pastor, que sois o meu BOM PASTOR. Tenho experimentado, uma solicitude, uma ternura da vossa parte que me deixam sem jeito, até envergonhado. Vejo a Vossa mão me amparar até mesmo nos meus erros. Não vejo repreensão, não sinto cobranças. Vejo apenas amor, carinho, ternura, amparo. Sei que não mereço. Sei que não é pelos meus méritos, que agis assim. Assim o fazeis, porque me amais apaixonadamente. Sois o amor.
Jesus, compreendo, profundamente, vossas atitudes. O que não compreendo são as minhas! Por que não sou mais agradecido? Por que não sou melhor? Por que não correspondo mais? Sou tão pequeno para cuidardes de mim, com esta ternura desconcertante, sou tão insignificante para me dardes tanto valor!
E agora, Senhor, aquele último sinal! Se vem de vós, é por amor. Eu sei. Mas estou confuso, Senhor; muito confuso! Receio não conseguir dizer sim. Não me posso imaginar em tal situação. Vós me conheceis, ó Bom Pastor! Para mim está claro que não é este o meu caminho. Mas como duvidar que é um chamado que vem de vós? E se vem de Vós, como pode ficar obscuro para mim? Não sei! Perdi meu chão! Lembro-me de Moisés, lembro-me de Jeremias. Mas como comparar-me a estes gigantes da fé? Até este pensamento é imbecil. Eles foram homens de grande intimidade com Vosso Pai. Eu me sinto muito pequeno, muito distante, muito imperfeito.
Ficai comigo, Senhor, juntinho de mim. Sou uma criança insegura e a cidade está muito movimentada! Segurai minha mão, Senhor! Sede meu Pastor. Se me largais, eu serei atropelado. Dai-me serenidade nesse tempo, ó Bom Pastor! Mas...prefiro estar enganado. Não gostaria que fosse verdade, o que estou percebendo. Se for, ó meu Amado, que não seja por agora. Que demore a chegar; que demore muito!Preparai-me, Senhor, como preparastes Isaías, purificando os seus lábios. Ainda preciso caminhar muito.
Jesus, meu BOM PASTOR, vós me conheceis por dentro e por fora! Sabeis que estou sendo sincero. Ajudai-me! Estou confuso, embora sinta que nasci para servir. Amém."

A Dom Emanuel Messias, nosso novo bispo, nossas boas vindas e nossas orações. Intercedamos juntos pelo sua nova missão.


Fonte : Elo Paroquial (Santuário de Santa Luzia - Carangola/MG)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CNBB: Nota sobre decisão do STF para união homoafetiva


Nós, Bispos do Brasil em Assembleia Geral, nos dias 4 a 13 de maio, reunidos na casa da nossa Mãe, Nossa Senhora Aparecida, dirigimo-nos a todos os fiéis e pessoas de boa vontade para reafirmar o princípio da instituição familiar e esclarecer a respeito da união estável entre pessoas do mesmo sexo. Saudamos todas as famílias do nosso País e as encorajamos a viver fiel e alegremente a sua missão. Tão grande é a importância da família, que toda a sociedade tem nela a sua base vital. Por isso é possível fazer do mundo uma grande família.

A diferença sexual é originária e não mero produto de uma opção cultural. O matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural. As Sagradas Escrituras, por sua vez, revelam que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e os destinou a ser uma só carne (cf. Gn 1,27; 2,24). Assim, a família é o âmbito adequado para a plena realização humana, o desenvolvimento das diversas gerações e constitui o maior bem das pessoas.

As pessoas que sentem atração sexual exclusiva ou predominante pelo mesmo sexo são merecedoras de respeito e consideração. Repudiamos todo tipo de discriminação e violência que fere sua dignidade de pessoa humana (cf. Catecismo da Igreja Católica, nn. 2357-2358).

As uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo recebem agora em nosso País reconhecimento do Estado. Tais uniões não podem ser equiparadas à família, que se fundamenta no consentimento matrimonial, na complementaridade e na reciprocidade entre um homem e uma mulher, abertos à procriação e educação dos filhos. Equiparar as uniões entre pessoas do mesmo sexo à família descaracteriza a sua identidade e ameaça a estabilidade da mesma. É um fato real que a família é um recurso humano e social incomparável, além de ser também uma grande benfeitora da humanidade. Ela favorece a integração de todas as gerações, dá amparo aos doentes e idosos, socorre os desempregados e pessoas portadoras de deficiência. Portanto têm o direito de ser valorizada e protegida pelo Estado.

É atribuição do Congresso Nacional propor e votar leis, cabendo ao governo garanti-las. Preocupa-nos ver os poderes constituídos ultrapassarem os limites de sua competência, como aconteceu com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal. Não é a primeira vez que no Brasil acontecem conflitos dessa natureza que comprometem a ética na política.

A instituição familiar corresponde ao desígnio de Deus e é tão fundamental para a pessoa que o Senhor elevou o Matrimônio à dignidade de Sacramento. Assim, motivados pelo Documento de Aparecida, propomo-nos a renovar o nosso empenho por uma Pastoral Familiar intensa e vigorosa.

Jesus Cristo Ressuscitado, fonte de Vida e Senhor da história, que nasceu, cresceu e viveu na Sagrada Família de Nazaré, pela intercessão da Virgem Maria e de São José, seu esposo, ilumine o povo brasileiro e seus governantes no compromisso pela promoção e defesa da família.


Aparecida (SP), 11 de maio de 2011


Dom Geraldo Lyrio Rocha

Presidente da CNBB

Arcebispo de Mariana – MG


Dom Luiz Soares Vieira

Vice Presidente da CNBB

Arcebispo de Manaus – AM


Dom Dimas Lara Barbosa

Secretário Geral da CNBB

Arcebispo nomeado para Campo Grande - MS

segunda-feira, 21 de março de 2011

Foi Por Você - Anjos de Resgate




Estava navegando pela internet quando deparei com este vídeo, o que me fez refleti sobre a importância de viver bem este período quaresmal, o qual, quando vivido de forma correta e com o coração contrito, renova nossa fé e nos prepara para a principal festa Cristã, a ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo. Faça esta experiência, nesta quaresma viva a oração, o jejum e a caridade.
Esses quarenta dias, devem ser um tempo forte de meditação, oração, jejum, esmola ('remédios contra o pecado'). É tempo para se meditar profundamente a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a vida dos Santos, viver um pouco de mortificação (cortar um doce, deixar a bebida, cigarro, passeios, churrascos, a TV, alguma diversão, etc.) com a intenção de fortalecer o espírito para que possa vencer as fraquezas da carne. Limitações nada comparadas ao que Nosso Senhor passou durante os 40 dias no deserto e sua paixão.
Quaresma é um tempo de "rever a vida" e abandonar o pecado (orgulho, vaidade, arrogância, prepotência, ganância, pornografia, sexismo, gula, ira, inveja, preguiça, mentira, etc.). Enfim, viver o que Jesus recomendou: "Vigiai e orai, porque o espírito é forte mas a carne é fraca".

Ministério Éffata.

quinta-feira, 10 de março de 2011


MEU OLHAR


Sei o que muitas vezes passa em teu coração. Sentimentos de derrota que te levam a duvidar de mim, a pensar que não sou teu Bom Pastor e não estou atento aos teus clamores. Quero te livrar de todos estes males, começarei olhando em teus olhos.
Fixarei o meu olhar no teu, assim como olhei para Pedro que ao meu encontro caminhou sobre as águas.
Fixarei o meu olhar no teu como fixei em uma mulher que há 12 anos sofria com uma enfermidade, e depois de um toque de fé em minhas vestes ficou curada.
Fixarei o meu olhar no teu da mesma forma que olhei para Zaqueu, e lhe disse : Desça, porque hoje cearei contigo.
Vou fixar meu olhar no teu, do mesmo jeito que fixei meu olhar em uma mulher adúltera e lhe disse : Nem eu te condeno, vai e não tornes a pecar.
Fixarei o meu olhar no teu, como fixei o olhar em cada apóstolo, e com um ato de serviço e humildade, lavei os pés de todos eles.
Fixarei o meu olhar no teu, do mesmo modo que fixei em Judas Iscariotes durante a minha última ceia, e mesmo sabendo o que aconteceria, reparti com ele o pão.
Fixarei meu olhar no teu, como fixei em Pilatos e disse : Sim, eu sou Rei.
Fixarei o meu olhar no teu, como fixei o olhar nos meus agressores e torturadores, e em seguida olhei para o céu e pedi perdão por eles, pois não sabiam o que faziam.
Fixarei o meu olhar no teu, como fixei no bom ladrão crucificado ao meu lado e lhe prometi o descanso no paraíso eterno.
Fixarei meu olhar no teu, assim como do alto da cruz fixei o olhar no discípulo amado e lhe disse: Eis aí tua mãe.
Fixarei meu olhar no teu, assim como fixei meu olhar em tantos santos e santas, e todos tiveram suas vidas transformadas.
Mesmo sabendo de suas dificuldades, desânimos e limitações, fixarei meu olhar no teu, transmitirei todo o meu amor por ti, alcançando o fundo de tua alma e lhe direi : " Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Estarei contigo todos os dias até o fim dos tempos.

Permaneça Fiel, Lute sempre.
Nélio

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

OS FRUTOS QUE TESTIFICAM

A bíblia nos revela alguns sinais latentes que ajudam a identificar os filhos de Deus. E os frutos de salvação se manifestam através da obediência à palavra, que nos leva a produzir o fruto do Espírito, cujo embrião é o amor.
Então quem ama, obedece, quem obedece, renuncia, quem renuncia, submete-se, e quem submete-se, humilha-se.
Vamos ver e entender de coração na palavra do Senhor :
> Obedecer : João 14,21
> Renunciar : Mateus 16, 24
> Submeter : João 12, 26
> Humilhar : João 13, 8-9
Pedro ao recusar-se a oferecer seus pés para serem lavados por Jesus, recebeu do Mestre uma dura advertência e aprendeu a humilhar-se. Aquele que é de Deus, deixa-se lavar pelo sangue de Jesus e pela Palavra.
Estamos preocupados com coisas externas. E com o interior, com a sabedoria, com a alma, com o espírito, como estou cuidando disso em minha vida diária ? Leio a bíblia todos os dias ? Quando leio coloco em prática? Busco as coisas do alto ou as coisas da terra.
Por nós mesmos, não conseguimos a salvação. Deus enviou seu Filho por que sabia disso, nós seres humanos, somos incompetentes no que tange ao nosso lado espiritual.
O sacrifício é a estrada que leva ao destino que Deus tem para você. Sacrifício e dor não são desejáveis, mas ambos são inevitáveis se quisermos crescer e chegar em determinado lugar. Hoje não queremos sacrifício, ficamos esperando que nossas necessidades e nossos desejos sejam supridos de imediato, sem esforço e sem dor. Você deve estar disposto a apagar algum preço se quiser obter êxito. Quando você chegar ao ponto em que se preocupará em deixar uma marca na história e na eternidade, Deus o abençoará para tal. É preciso dizer não a si mesmo, e sim ao outro diariamente. É preciso perder sua vida para poder ganhá-la. É preciso buscar recompensas eternas, não passageiras. O preço é alto, mas a recompensa é preciosa. O valor que dá a algo (Deus, família, Igreja, etc), se evidencia no preço que está disposto a pagar por ele. Quando edificamos os outros, eles podem semear mais, em vez de proteger-se e se agarrar ao que tem, pois onde estiver o vosso tesouro, ali está também o vosso coração.
Então invista na sua missão de servir a Deus. Porque uma das melhores maneiras de livrar-se de seus problemas é resolvendo os de outra pessoa. Não podemos correr o risco de não nos comprometermos com Deus, Ele quer nosso comprometimento, devemos assumir e firmar uma aliança com Jesus e dar continuidade ao Seu plano de salvação, e assim deixarmos de estar vazios por dentro e longe dos propósitos de Deus, para nossa vida.
Abraços! o mundo precisa de nós. É muito? Então, retifico, pessoas ao nosso redor precisam de nós, Coragem!

" Em verdade te digo : vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem." João 1,51

Fabiano Morais (Fininho)


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PROCURA

Se procuras um amigo que te faças entender os percalços da vida, o porquê do sofrer.
Que esteja disposto a te ouvir, quando entre palavras mal pronunciadas no choro, tu suplicas por consolo, um abraço fraterno.
Amigo que seja todo ouvido, mas principalmente palavra, corrigindo-te, mesmo sabendo que a amizade possa ter um fim.
Que te ajude a viver com entusiasmo o hoje, lembrando com alegria do ontem, e com um coração esperançoso no amanhã.
Que te ensine a fazer sempre o bem, porque muitas vezes o mal que tu não queres, faz aos teus irmãos.
Que te ensine a ser sal e luz, para clarear as trevas que surgem durante a caminhada dos que ao teu lado estão.
Um amigo que caminhe ao teu lado no percurso estreito, não deixando que desvies para o largo caminho da perdição.
Que te faça entender, que tudo perdido, será sempre restituído por Deus.
Um verdadeiro amigo que te lembre em momentos de pseuda-glória, que és apenas um homem, voltarás ao pó, e Deus resiste aos soberbos.
Amigo que te ensines a ser instrumento e ponte na vida das pessoas, levando-as ao encontro do supremo criador.
Saibas, meu amigo, que tua procura terminou, esse verdadeiro amigo em todos os lugares está. Mas se não perceberes a presença dele, dirija-se a uma igreja, e onde visualizares uma pequenina luz acesa, ali ele estará, e o atenderá, basta apenas chamar :
" JESUS ! "

Firme, forte e perseverante em busca do Reino Eterno.
Paz e Bem !

Nélio

sábado, 15 de janeiro de 2011

MARCELO,

Liderar não é fácil ! Isso todos nós sabemos. E quando se sente na pele as provações de coordenar pessoas diferentes, com pensamentos variados, tentando direcioná-los para algo maior, DEUS, parece que a tarefa se torna ainda mais árdua. Mas, saiba Grande Amigo, que você atingiu todos os seus objetivos; conseguiu arrancar de nós o que podíamos dar de melhor até este momento, levou-nos a adorar Jesus Sacramentado, a orar em família, e mesmo quando revelávamos o nosso pior, sua humildade nos fazia entender que era necessário rever nossas atitudes e retornar para o Pai. Portanto, é mais do que justo dizer-lhe MUITO OBRIGADO por sua coordenação, pelo amor plantado em nossos corações, pelo exemplo de vida que mais do que nos convencer foi capaz de nos arrastar para Deus.

Nelinho, seja bem vindo à coordenação do Ministério Éffata. Em Deus esperamos que através de você muitas bênçãos sejam derramadas sobre nós.
Continuemos caminhando rumo ao Pai !

Abraços fraternos,
Integrantes do Ministério Éffata

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011



O SEU CORAÇÃO É TERRENO FÉRTIL PARA O JOIO OU PARA O TRIGO ?

"O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente em seu campo. Mas, enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou uma erva daninha, chamada joio, entre o trigo e foi embora." Mat 13,24-25.

Hoje Deus me inspira a escrever sobre o nosso coração. Melhor dizendo, hoje quero refletir sobre que tipo de semente tem brotado em nosso coração. Joio ou trigo ? Muitas vezes o nosso coração se abre a sentimentos ruins que nos levam a experimentar uma vida vazia de Deus. Rancor, raiva, desânimo, desesperança e tantos outros "joios" que insistem a brotar no jardim secreto do nosso coração. A verdade é que fazemos sofrer o nosso corpo e nossa alma ao deixarmos que o joio dos maus sentimentos façam espiga no nosso interior. Mas por que estas sementes más insistem em brotar em nossos corações ? A palavra de Deus nos reponde : "Quando o trigo germinou e fez espiga, apareceu também o joio. Então os escravos do proprietário foram dizer-lhe : Senhor, não semeaste semente boa em teu campo ? Donde vem, pois o joio ? Ele respondeu : Foi um inimigo que fez isso. Mat 13, 26-28." As sementes más crescem no nosso coração por que continuamos a dar brecha para que o inimigo tenha condições de semear suas sementes de maldade. Amado(a), nosso corpo é templo do Espírito Santo, portanto nele não há espaço para o encardido entrar e lançar sementes. Precisamos tomar posse de que o nosso coração é pertença única e exclusiva do nosso Cristo Jesus. Proclamo : Onde Cristo faz morada não há inimigo capaz de espalhar sementes de maldade. Hoje imploro a Deus para que Ele possa selar em nossos corações o desejo urgente de só nutrir sementes de bondade. Que floresça o trigo da paz, da compaixão, da verdade, do amor e de tantos outros sentimentos que levam a uma plena comunhão com Deus. Que possamos proclamar hoje e sempre : Senhor, eu abro as portas do meu coração para que Tu faças germinar os frutos que provêm da Tua graça. Que em nossos corações não haja espaço, que não haja brechas para que o inimigo semeie grãos de maldade. Que nós sejamos um campo a espera dos bons frutos, daqueles que são próprios dos que amam e esperam em Deus.

Paz e bem !
Márcio Medeiros

sábado, 1 de janeiro de 2011

CARTA RECEBIDA DO CÉU

Muitas vezes nos perguntamos se estamos fazendo a coisa certa, ou se estamos alcançando a meta de nossa missão, que é os corações das pessoas. Tive a grata satisfação de ter esta resposta através de um e-mail, recebido no final de 2010, ano de grandes graças derramadas no ministério. Tocou forte em meu coração compartilhar esta mensagem, não para engrandecimentos individuais, mas para mostrar que somos necessários para Deus e que Ele nos fala de várias maneiras, e uma delas é através dos nossos irmãos.

"Mensagens ao ministério Éfatta.

Aos queridos irmãos, membros do ministério Éfatta;

Hoje realizei minha primeira visita ao blog. Li alguns artigos postados por vocês (Nélio, Fininho, Marcinho). Muito desejei lhes falar e retribuir a alegria que invadiu minha alma e o rolar de algumas lágrimas de contentamento com a palavra de Cristo ecoando em minha alma pela narrativa de São Marcos 7,34: “Èfeta”.

Para não me delongar nesta primeira saudação. Deixo-lhes uma pequena história já conhecida e que tem relação com o chamado que o Senhor nos faz."

A estátua de sal

Uma estátua de sal se erguia em frente ao mar. Admirava-se da imensidão do oceano e perguntava a ele: Quem és tu, ó mar, tão grande, tão vasto? Ao que o mar respondia:Coloca em mim o teu braço direito e verás. A estátua colocou seu braço direito no mar e ele se diluiu na água. A estátua continuou a perguntar: Quem és tu, ó mar, tão grande e tão belo? Logo veio a resposta: coloca o teu braço esquerdo e verás. A estátua colocou o braço esquerdo que também se diluiu na água. E assim foi indo, com novas indagações . E o mar respondendo: coloca tua perna direita, coloca tua perna esquerda, coloca o teu corpo todo e verás...

Foi assim que a estátua se transformou em grãozinhos de sal, embalados pelas águas do oceano. Naquele dia, a estátua de sal fez a experiência de ser mar. “ÉFETA!”.

Desejo-lhes a perfeita alegria e o amor do Menino Deus.

Wilson - ECC/Pastoral Familiar - Carangola.

> Esta foi uma das respostas que recebemos de Deus em 2010, fique atento, porque Ele tem muito a lhe falar em 2011, esteja atento, pois Ele pode falar com voz suave como sussurro, ou forte como um trovão.

Permaneça firme, paz e bem.
Nélio.